Na manhã de segunda-feira, 21 de julho, realizamos um mutirão de limpeza no mangue de Juquehy que ficará marcado na memória não apenas pelos resultados expressivos, mas pelo seu verdadeiro significado: união, educação ambiental, cidadania e amor pela natureza.
A ação contou com a participação especial das crianças do projeto Futebol Amigos de Juquehy, iniciativa exclusiva da SAMJU, que transforma vidas por meio do esporte e da convivência comunitária. Tivemos também a presença da Escola de Surf Social, projeto que vem sendo apoiado pela SAMJU e já demonstra lindos frutos na formação de uma nova geração mais consciente e engajada.
O mutirão foi realizado com o apoio do ICC – Instituto de Conservação Costeira, da Prefeitura de São Sebastião e da SEMAM – Secretaria do Meio Ambiente, reunindo moradores, voluntários e colaboradores da SAMJU.
Durante a ação, foram retirados do mangue 64,5 kg de resíduos, separados da seguinte forma:
Além da coleta, o mutirão teve lanches, sorteio de brindes e muitas atividades educativas, transformando o dia em uma verdadeira aula ambiental ao ar livre.
Esses resíduos, se não fossem retirados, levariam até 1 milhão de anos para se decompor. O plástico, por exemplo, pode permanecer por até 400 anos, afetando diretamente os ecossistemas marinhos especialmente em áreas sensíveis como os manguezais, que têm ligação direta com o mar, servem de berçário para diversas espécies e atuam como barreiras naturais contra erosões.
Nós da SAMJU acreditamos que ações como essa vão muito além da limpeza. Elas formam cidadãos conscientes desde cedo, ao envolverem as crianças de forma lúdica, educativa e prática. Preservar a natureza é também preservar valores, raízes e o futuro. Que essa semente plantada hoje floresça em muitas outras ações pelo nosso planeta. 🌍✨