Em comemoração aos 49 anos da Associação Comunitária Amigos de Juquehy (SAMJU), conversamos com a atual presidente, Deborah Zilberstein, que compartilhou um relato emocionante sobre os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e o orgulho de estar à frente da entidade nesse momento tão especial.
“Celebrar os 49 anos da SAMJU é uma emoção imensa. Estar à frente da associação nesse momento tão especial me enche de orgulho. A SAMJU é parte da história de Juquehy, e poder contribuir com essa trajetória é uma honra que levo com muita seriedade e carinho”, destacou Deborah.
Entre os maiores desafios, Deborah citou a necessidade de quebrar a ideia de que a associação representava apenas o lado da praia, deixando de fora moradores do outro lado da pista.
“Todos fazem parte de Juquehy e precisavam se sentir incluídos e representados. Unir o bairro em torno de uma associação mais humana, democrática e participativa foi uma das nossas maiores conquistas”.
Outro ponto marcante foi o início de sua trajetória, ao lado do esposo, Dr. Bruno Zilberstein, quando a SAMJU enfrentava risco de fechamento por conta da baixa adesão e perda de vínculos com a comunidade.
“Acreditamos no potencial da SAMJU e fomos em busca de soluções. Reativamos vínculos, fortalecemos a estrutura e buscamos parcerias importantes, principalmente com o poder público”.
Durante sua gestão, importantes avanços foram implementados:
Deborah ressalta que nada seria possível sem o apoio da diretoria e dos associados:
“Ninguém faz nada sozinho. Tivemos e temos uma diretoria atuante, integrada e com associados participativos, o que nos permitiu concretizar todos os projetos já mencionados”.
Com 49 anos de história, a SAMJU se mantém firme com elo entre moradores, turistas e poder público, mostrando que a união da comunidade é o caminho para um bairro mais seguro, sustentável e acolhedor.