Na noite da última segunda-feira, 05 de maio, Juquehy sediou na EMEI Branca de Neve, uma das audiências públicas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), reunindo representantes da sociedade civil, técnicos da prefeitura, lideranças públicas e moradores para discutir os rumos da gestão de resíduos sólidos em todo o município de São Sebastião.
Nós da SAMJU – Associação Comunitária Amigos de Juquehy marcamos presença no encontro, representada por nosso gerente Carlos Eduardo. Durante sua fala, Carlos destacou a importância das barreiras ecológicas implantadas pela associação nos rios de Juquehy, que têm ajudado a conter o avanço do lixo para o mar.
O evento, organizado pela equipe da GeoBrasilis e pela SEMAM, apresentou de forma clara e didática os principais pontos do plano.
Representantes da Coopersuss compareceram em peso, destacando a importância das cooperativas na cadeia da reciclagem. Diversas sugestões e questionamentos foram registrados por moradores e lideranças, incluindo a necessidade de:
A vereadora Henriana reforçou seu apoio à pauta ambiental e à atuação da Coopersuss, além de cobrar esclarecimentos sobre a eficácia das ecobarreiras — momento em que a SAMJU foi citada como referência em execução do projeto.
As contribuições presenciais foram registradas, e o público foi informado de que o prazo para envio de sugestões online vai até o dia 11 de maio pelo site https://www.saosebastiao.sp.gov.br/consultas_publicas_pmgirs.asp após esse período, o plano passará pela etapa de consolidação e será apresentado na audiência final no dia 26/05.
A SAMJU reforça seu compromisso em acompanhar o desenvolvimento do PMGIRS, garantindo que as ações previstas sejam compatíveis com a realidade local e executadas com responsabilidade ambiental e social.