Caros amigos e frequentadores da praia de Juquehy,
A SAMJU precisa da participação e contribuição de todos para continuar a cuidar de Juquehy e continuar a prestar serviços essenciais para que nossa praia continue a ser um paraíso, mas que custam muito caro!
Sem vocês, a SAMJU está ameaçada de acabar!
Vocês sabiam que é a SAMJU, sozinha, que cuida e paga por tudo isso:
A SAMJU é responsável pela construção, manutenção e funcionamento do portal na entrada do Bairro e por uma rede de câmeras instaladas na Avenida Mãe Bernarda e principais vias de acesso.
As imagens são monitoradas dia e noite por funcionários treinados e compartilhadas com as autoridades de segurança pública (Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e CONSEG – Conselho de Segurança).
Nos meses de maio a julho deste ano, graças à contribuição voluntária de poucos associados, foram contratados, excepcionalmente, serviços de rondas motorizadas para coibir ocorrências que vinham ocorrendo no Bairro.
A SAMJU é responsável pela atuação 5 guarda-vidas, pela instalação dos “cadeirões” de monitoramento, placas e sinalização de perigo.
A SAMJU adquiriu e arca com as despesas de funcionamento e manutenção do Jet-ski utilizado pelos guarda-vidas para salvamentos e patrulhamento de nossas águas.
A SAMJU que custeou e instalou a base dos guarda-vidas localizada na Praça Antonia Demertide de Jesus, de extrema importância para a atuação desses bravos profissionais.
A SAMJU é responsável pelos 6 fiscais de praia e 6 seguranças, que “patrulham” nossa praia em finais de semana e feriados, coibindo ações ilegais e irregulares, como acampamentos, churrascos, depósitos de lixo, música em volume exagerado, presença de cachorros.
Nossos fiscais também realizam ações de conscientização, orientam frequentadores, distribuem sacolas de lixo biodegradáveis e recolhem resíduos.
A SAMJU instalou e mantém “colares ecológicos” nos rios que deságuam em nossa praia, impedindo que resíduos, especialmente plásticos, cheguem ao mar.
Rotineiramente, com a participação de associados e da comunidade, a SAMJU realiza ações e mutirões de limpeza dos rios e mangues, com o recolhimento de toneladas de lixo.
Além de tudo isso, a SAMJU é um importante elo entre a comunidade e o Poder Público, atuando junto à Prefeitura, SABESP, Ministério Público do Meio Ambiente, dentre outros.
A SAMJU, por exemplo, cobra insistentemente a SABESP sobre problemas na rede de esgoto do bairro. Por conta da atuação da SAMJU, foi instaurado procedimento pelo GAEMA – Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público para que a solução seja resolvida.
Legal né? Vocês acham que isso é importante?
Infelizmente, tudo isso está prestes a acabar EM BREVE, se não contarmos com a participação e contribuição de vocês. A SAMJU está sem dinheiro para continuar trabalhando em defesa da nossa praia!
Em razão dos altos custos dos serviços prestados e dos necessários investimentos realizados, especialmente no incremento da segurança, o capital de giro da SAMJU diminuiu a níveis alarmantes, o que poderá levar ao fechamento da associação se não houver uma rápida e importante mudança na situação atual.
Vocês sabiam que:
Isso precisa mudar. E tem que ser logo!
Por isso, convidamos a todos para conhecer mais sobre as ações da SAMJU, para que se associem, participem e contribuam. Venham somar conosco.
Conheçam mais sobre nosso trabalho em www.samju.com.br
Como diz o nosso lema, “Quem ama Juquehy, cuida de Juquehy”!