Queridos amigos,
Em nome e por solicitação da presidência da SAMJU, passo a informar o que segue:
A Samju, oficialmente, vem se manifestar a respeito de suas ações nesse momento trágico que nosso Litoral Norte está enfrentando.
Não o fez antes porque quase todos os seus membros diretores, presidente, colaboradores, associados voluntários estavam atuando em execuções de serviços urgentes em campo.
Lembramos, primeiramente, que a Samju é a associação oficial que reúne moradores e amigos do bairro de Juquehy e, como instituição formalizada, é quem dialoga com os poderes públicos e outras instituições. Portanto, não nos esqueçamos que a Samju somos todos NÓS. É do trabalho de cada um de nós em prol de Juquehy, que se materializa a SAMJU.
Então, a fim de informar as ações que a SAMJU tem desenvolvido ao longo de todos esses dias, por meio das pessoas físicas de sua presidente, diretoria, colaboradores e associados, bem como no intuito de identificar os voluntários para a eficiência das ações. Estamos nos organizando para prestar contas de todas as doações recebidas, seja em dinheiro seja na forma de gêneros de primeira necessidade. Mesmo assim muitas ações foram praticadas pela SAMJU para minorar as consequências deste desastre, dentre elas enumeramos:
1. recebimento de itens de doação (alimentos, material de limpeza, água, remédios e roupa)
2. Separação do material recebido por gênero / espécie
3. Fornecimento de marmitas nos dois primeiros dias;
4. Limpeza e higienização da sede da Samju e da base da polícia ambiental para recebimento dos donativos
5. Montagem de kits de alimentos e higiene conforme pedidos dos abrigos e desabrigados
6. Distribuição dos donativos nos abrigos e a desabrigados
7. Comunicação/interface entre líderes comunitários, igrejas, empresários doadores, abrigos, outros centros de distribuição e restaurantes que estão fornecendo marmitas;
8. Disponibilização de médica voluntária atendendo no posto da marinha e em abrigos (associada médica);
9. Transporte de seus colaboradores de Juquehy a Cambury;
10. Vários associados anônimos, como células da Samju, estão incansavelmente distribuindo donativos nos abrigos e a famílias desabrigadas;
11. Disponibilização de apoio e conforto emocional/espiritual;
12. Procura e organização de moradias emergenciais a desabrigados;
13. Recebimento e guarda dos donativos em dinheiro para posterior administração do uso na reconstrução das residências dos atuais desabrigados ou eventuais ajudas emergências com donativos em alimentos e remédios;
14. Isso tudo tem sido executado praticamente 24 horas por dia.
Observamos também que no momento existem muitas doações de alimentos e todo tipo de roupas e gêneros de higiene pessoal, mas chegará um momento em que a mídia e a emoção irão desaparecer, e o planejamento da SAMJU está sendo também para não desguarnecer o período que se segue ao momento de comoção. As pessoas sairão dos abrigos e não bastará doar uma cesta básica se estas não tiverem ao menos um fogão, um botijão de gás e uma geladeira para fazer e armazenar sua comida. Infelizmente sabemos que muitas pessoas aproveitam-se deste momento de dor para tirar proveito. Por isso, nós da SAMJU estamos realizando junto com a defesa civil um censo das famílias que realmente estão necessitadas, e vamos continuar ajudando com empenho e ajuda de todos, pois este trabalho será de longo prazo.